Cecília Vilas Boas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

nobreza d'alma...




Nobreza d'alma, em ÂMBAR E MEL, Chiado Editora, 2011


Lembro-me dos invernos em criança, em casa da minha avó. Com trovoada, à média luz e sentadas à lareira, esta linda criatura, cheia de amor e carinho, passava serões a contar-me histórias de encantar. Ensinou-me a acreditar na vida e na beleza dos sonhos. A sua força era um pilar para mim, a sua postura exemplar perante a vida e perante os problemas. Sempre digna e respeitada por todos, minha confidente, minha amiga, minha conselheira, fonte de paz e tranquilidade.
Mostrou-me a nobreza de espírito, ensinou-me a respeitar e a perdoar.
Ao recordá-la, rolam pela minha face, lágrimas de saudade.
Sempre me disse que o céu era o lugar para onde iam as almas grandes, generosas.
Talvez por isso, goste tanto de estrelas. Quando olho o céu em contemplação, sei que a estrela mais cintilante, é o seu sinal, a sua força para que eu continue a acreditar nos sonhos.

Sonho com um mundo sem hipocrisia, sem sarcasmo
Sonho com um mundo colorido, perfumado
Sonho com o mundo que me contaste
Sonho com o que sempre me ensinaste
Sonho com a parte de lutar e vencer
Sonho com o teu acreditar
Fostes tu que me ensinaste a escutar a música e a natureza
Foste tu que me ensinaste o respeito e a lealdade
Foste tu que me fizeste distinguir o bem do mal
Foste tu quem se alegrou com o meu sorriso
Foste tu quem amparou o meu pranto

Por tudo isto te deixo um abraço
Com toda a força de Deus
Os teus desejos e sonhos
São agora também os meus.


Dedicado à minha avó... sei que, onde quer que esteja, irá perceber que continuo a sonhar.




Pintura *Eynat Mendelson


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

momentos mágicos com os alunos da escola EB 2,3 Galiza...



Pela Professora Teresa Valente


Encontro com a escritora Cecília Vilas Boas


"A biblioteca recebeu a escritora Cecília Vilas Boas, num encontro organizado em articulação com o grupo disciplinar de Português do 2º  e 3º ciclo, e em parceria com o Lions Club do Estoril.

A sessão iniciou-se com a leitura do poema " infância..." do livro de poesia Âmbar e Mel, por José Proença. Após a leitura, Cecília Vilas Boas partilhou com os presentes, as suas experiências enquanto escritora, os seus processos de escrita e o que a inspira para escrever. Neste contexto, o Mar foi um tema presente, assim como o Amor e os Sonhos. A Poesia é o género literário em que a autora se sente mais à vontade, e a influência de Florbela Espanca é notória. Os alunos tiveram oportunidade de trabalhar um dos contos da escritora " A Pérola", cujo estilo remete, igualmente, para um prosa narrativa de nuances poéticas.

Num tempo que corre, por vezes, depressa demais, foi bom este momento de partilha, com quem escreve e nos ajuda a contemplar, devagar, a acreditar nos sonhos, porque
" Existe tudo aquilo que quiseres e tiveres a capacidade de sonhar. A tua força é imensa, acredita em ti e serás tudo o que desejares".

Nos momentos de reflexão, após o encontro, não deixámos de pensar num sentimento, que tem sido recorrente, em anteriores encontros na biblioteca, o da felicidade, porque o que interessa, afinal, é ser feliz.Gostamos da ideia de felicidade, dita por outros, mais velhos, mais experientes, para que os nossos alunos possam acreditar nos seus sonhos, serem otimistas, alegres, trabalhadores, amarem e serem amados, serem felizes.

Uma palavra ainda, para agradecer a colaboração do grupo de Português, em particular à Drª Isabel Diogo, Drª Mª Manuel Romão e à Drª Estefânia Machado, e os nossos agradecimentos ao Lions Club do Estoril, a José Proença e à Cecília Vilas Boas, pela S. presença, que tanto valoriza o percurso escolar dos nossos alunos.

O nosso Bem Haja"


Teresa Valente

















O jardim dos livros, in Contos de A a Z (alunos de 5º ano)

O Jardim dos livros

Trabalhos dos alunos do 5ª A

Luizinha do jardim dos livros

O jardim dos livros e a personagem principal, Luizinha

31 Janeiro 2013