a mentira...
Pobres de espírito os que mentem. Desaprovada moralmente, a mentira revela falta de escrúpulos e dignidade. Define pessoas e envergonha o mundo.
oa.s
"Porque é que, na maior parte das vezes, os homens na vida quotidiana dizem a verdade? Certamente, não porque um deus proibiu mentir. Mas sim, em primeiro lugar, porque é mais cómodo, pois a mentira exige invenção, dissimulação e memória. Por isso Swift diz: «Quem conta uma mentira raramente se apercebe do pesado fardo que toma sobre si; é que, para manter uma mentira, tem de inventar outras vinte». Em seguida, porque, em circunstâncias simples, é vantajoso dizer directamente: quero isto, fiz aquilo, e outras coisas parecidas; portanto, porque a via da obrigação e da autoridade é mais segura que a do ardil. Se uma criança, porém, tiver sido educada em circunstâncias domésticas complicadas, então maneja a mentira com a mesma naturalidade e diz, involuntariamente, sempre aquilo que corresponde ao seu interesse; um sentido da verdade, uma repugnância ante a mentira em si, são-lhe completamente estranhos e inacessíveis, e, portanto, ela mente com toda a inocência."
Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'
Oi querida,
ResponderEliminarA mentira é realmente uma arma muito perigosa...
Eu sou meio suspeita, pois detesto mentira...
Beijos
Ani
On croit que mentir simplifie la vie. C'est une erreur. Et à un mensonge succède un nouveau mensonge. La spirale infernale.
ResponderEliminarL'homme est lâche, malheureusement. Mais pour avancer, on doit avoir le courage de ses actions et de ses sentiments. Tout le monde s'y retrouvera.
Antes uma verdade penosa que uma mentira piedosa.
ResponderEliminarBeijinho amiga
A verdade e a dignidade andam juntas ...
ResponderEliminarNão sei como alguém dorme enganando o outro.
Fora que a mentira SEMPRE tem perna curta ...
Amei o selinho.
Bjinhos no coração,
SIL
Ani, detesto mentiras. É chocante que para muitas pessoas é tão natural mentir que quase se esquecem que a verdade existe.
ResponderEliminarbeijo amiga.
oa.s
Sandra, também prefiro saber sempre a verdade Tenho aversão à mentira.
ResponderEliminarbeijinho amiga
oa.s
Richard, grande vérité, un mensonge est une spirale infernale. Un mensonge aura toujours une trahison de la confiance [peut être sur l'amitié ou de l'amour, mais il será toujours une trahison].
ResponderEliminarBonne journée!
oa.s
Sil, acredita que sim, a verdade, quanto a mim, dignifica uma pessoa, mas isso aplica-se a tudo na nossa vida, no amor, na amizade, nas relações com as pessoas próximas ou distantes, enfim, é uma questão de principio.
ResponderEliminarbeijinhos para ti também
oa.s
Mentira é própria dos covardes.
ResponderEliminarBjs querida amiga
Gisa, uns mentem por medo ou insegurança, outros, pior que isso, mentem por falta de carácter puro.
ResponderEliminarbeijinhos
oa.s
Bela reflexão!!
ResponderEliminarAinda bem que a mentira continua tendo perna curta...
Beijo!
La verdad ante todo, querida poeta. Siempre la verdad por delante. Un placer leerte.
ResponderEliminarAbrazos.
é arriscado, mas às vezes mentimos para não magoar.
ResponderEliminarbjsmeus
Tatiana, não duvides, a mentira tem perna curta, o próprio mentiroso acaba por se denunciar, a maior parte das vezes.
ResponderEliminarbeijo
oa.s
Julio, não há pessoas perfeitas, ninguém pode dizer que nunca ocultou alguma coisa, mas o principio deve ser o de não mentir.
ResponderEliminarObrigada pela tua presença.
Abrazos
oa.s
Fernand's, também acontece... acharmos que se ocultarmos ou mentirmos podemos proteger a pessoa do sofrimento (falo de amizade ou de amor), mas não nos podemos esquecer que mais tarde ou mais cedo essa confiança poderá ser desfeita. Mas o que mais me choca, é a mentira premeditada, intencional, a pura e fria, sem escrúpulos, são as pessoas que fazem da mentira a sua verdade para conseguirem o que querem na vida.
ResponderEliminarE o pior da mentira, é que uma vem logo após a outra tornando-se numa bola de neve. Bela escolha querida, estive ausente por conta de trabalho e viagens, mas agora pretendo retomar minha rotina normal, desculpe portanto, a minha ausência nesse espaço que me é caro e especial...
ResponderEliminarSonia, minha amiga, é uma espiral descendente, leva todos os que apanha e o próprio. São vidas construídas sobre mentiras, umas a seguir às outras.
ResponderEliminarEspero que o trabalho acalme um pouco e a deixe voltar à rotina normal :) muito bom tê-la aqui...
abraço apertado
oa.s
A mentira cresce mais que a verdade. E muitas vezes é facilmnte aceita. De tanto ser repetida, acaba se transformando em verdade para quem a criou. Infelizmente.
ResponderEliminarBjs.
Marilene, também acho que quem mente cria um mundo que é só dele e acaba por cair nas próprias teias.
ResponderEliminarbeijinho, fica bem
oa.s
Eu também não entendi nunca à gente que mente, são vontades de se complicar a vida, porque, como dizes, uma mentira sempre leva a outra.
ResponderEliminarOutra maneira de mentir isto é a verdade a médias, acho que é pior, porque esta forma sim faz-se com ânimo de enganar.
Um abraço
Paco, assustam-me as pessoas que mentem com o único intuito de ludibriar. Quando usamos de boa fé e depois percebemos que nos enganam é duro. O caminho começa pelas próprias pessoas tentarem ser verdadeiras consigo próprias.
ResponderEliminarUm abraço
oa.s