Cecília Vilas Boas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

momentos mágicos com os alunos da escola EB 2,3 Galiza...



Pela Professora Teresa Valente


Encontro com a escritora Cecília Vilas Boas


"A biblioteca recebeu a escritora Cecília Vilas Boas, num encontro organizado em articulação com o grupo disciplinar de Português do 2º  e 3º ciclo, e em parceria com o Lions Club do Estoril.

A sessão iniciou-se com a leitura do poema " infância..." do livro de poesia Âmbar e Mel, por José Proença. Após a leitura, Cecília Vilas Boas partilhou com os presentes, as suas experiências enquanto escritora, os seus processos de escrita e o que a inspira para escrever. Neste contexto, o Mar foi um tema presente, assim como o Amor e os Sonhos. A Poesia é o género literário em que a autora se sente mais à vontade, e a influência de Florbela Espanca é notória. Os alunos tiveram oportunidade de trabalhar um dos contos da escritora " A Pérola", cujo estilo remete, igualmente, para um prosa narrativa de nuances poéticas.

Num tempo que corre, por vezes, depressa demais, foi bom este momento de partilha, com quem escreve e nos ajuda a contemplar, devagar, a acreditar nos sonhos, porque
" Existe tudo aquilo que quiseres e tiveres a capacidade de sonhar. A tua força é imensa, acredita em ti e serás tudo o que desejares".

Nos momentos de reflexão, após o encontro, não deixámos de pensar num sentimento, que tem sido recorrente, em anteriores encontros na biblioteca, o da felicidade, porque o que interessa, afinal, é ser feliz.Gostamos da ideia de felicidade, dita por outros, mais velhos, mais experientes, para que os nossos alunos possam acreditar nos seus sonhos, serem otimistas, alegres, trabalhadores, amarem e serem amados, serem felizes.

Uma palavra ainda, para agradecer a colaboração do grupo de Português, em particular à Drª Isabel Diogo, Drª Mª Manuel Romão e à Drª Estefânia Machado, e os nossos agradecimentos ao Lions Club do Estoril, a José Proença e à Cecília Vilas Boas, pela S. presença, que tanto valoriza o percurso escolar dos nossos alunos.

O nosso Bem Haja"


Teresa Valente

















O jardim dos livros, in Contos de A a Z (alunos de 5º ano)

O Jardim dos livros

Trabalhos dos alunos do 5ª A

Luizinha do jardim dos livros

O jardim dos livros e a personagem principal, Luizinha

31 Janeiro 2013

10 comentários:

  1. Momentos assim Cecília dão mais gosto à vida,
    Bjs e parabéns!

    ResponderEliminar
  2. QUÉ BONITO!!! FELICITACIONES!!!!
    BESOS

    ResponderEliminar
  3. Minha querida:
    O que mais me encantou foi a legenda que os mais pequenos deram à biblioteca:«Jardim dos Livros».Oxalá pensem assim durante toda a vida.
    Parabéns pela iniciativa.Se me quiser visitar,embora eu ande «em obras»,terei muito gosto.
    http://pegadasdeanjo.blogspot.com
    Um abraço
    Beatriz de Bragança

    ResponderEliminar
  4. que gostoso!..
    lindo mesmo..
    parabéns pelo momento especial!
    beijos.

    ResponderEliminar
  5. São estes momentos que nos alegram a vida não é Cecília.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns!
    Que haja muitos momentos como este.

    Beijos

    ResponderEliminar