a mentira...




Pobres de espírito os que mentem. Desaprovada moralmente, a mentira revela falta de escrúpulos e dignidade. Define pessoas e envergonha o mundo.
oa.s


"Porque é que, na maior parte das vezes, os homens na vida quotidiana dizem a verdade? Certamente, não porque um deus proibiu mentir. Mas sim, em primeiro lugar, porque é mais cómodo, pois a mentira exige invenção, dissimulação e memória. Por isso Swift diz: «Quem conta uma mentira raramente se apercebe do pesado fardo que toma sobre si; é que, para manter uma mentira, tem de inventar outras vinte». Em seguida, porque, em circunstâncias simples, é vantajoso dizer directamente: quero isto, fiz aquilo, e outras coisas parecidas; portanto, porque a via da obrigação e da autoridade é mais segura que a do ardil. Se uma criança, porém, tiver sido educada em circunstâncias domésticas complicadas, então maneja a mentira com a mesma naturalidade e diz, involuntariamente, sempre aquilo que corresponde ao seu interesse; um sentido da verdade, uma repugnância ante a mentira em si, são-lhe completamente estranhos e inacessíveis, e, portanto, ela mente com toda a inocência."

Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'








Comentários

  1. Oi querida,


    A mentira é realmente uma arma muito perigosa...
    Eu sou meio suspeita, pois detesto mentira...

    Beijos

    Ani

    ResponderEliminar
  2. On croit que mentir simplifie la vie. C'est une erreur. Et à un mensonge succède un nouveau mensonge. La spirale infernale.
    L'homme est lâche, malheureusement. Mais pour avancer, on doit avoir le courage de ses actions et de ses sentiments. Tout le monde s'y retrouvera.

    ResponderEliminar
  3. Antes uma verdade penosa que uma mentira piedosa.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  4. A verdade e a dignidade andam juntas ...
    Não sei como alguém dorme enganando o outro.
    Fora que a mentira SEMPRE tem perna curta ...
    Amei o selinho.
    Bjinhos no coração,
    SIL

    ResponderEliminar
  5. Ani, detesto mentiras. É chocante que para muitas pessoas é tão natural mentir que quase se esquecem que a verdade existe.
    beijo amiga.
    oa.s

    ResponderEliminar
  6. Sandra, também prefiro saber sempre a verdade Tenho aversão à mentira.
    beijinho amiga
    oa.s

    ResponderEliminar
  7. Richard, grande vérité, un mensonge est une spirale infernale. Un mensonge aura toujours une trahison de la confiance [peut être sur l'amitié ou de l'amour, mais il será toujours une trahison].
    Bonne journée!
    oa.s

    ResponderEliminar
  8. Sil, acredita que sim, a verdade, quanto a mim, dignifica uma pessoa, mas isso aplica-se a tudo na nossa vida, no amor, na amizade, nas relações com as pessoas próximas ou distantes, enfim, é uma questão de principio.
    beijinhos para ti também
    oa.s

    ResponderEliminar
  9. Mentira é própria dos covardes.
    Bjs querida amiga

    ResponderEliminar
  10. Gisa, uns mentem por medo ou insegurança, outros, pior que isso, mentem por falta de carácter puro.
    beijinhos
    oa.s

    ResponderEliminar
  11. Bela reflexão!!

    Ainda bem que a mentira continua tendo perna curta...

    Beijo!

    ResponderEliminar
  12. La verdad ante todo, querida poeta. Siempre la verdad por delante. Un placer leerte.
    Abrazos.

    ResponderEliminar
  13. é arriscado, mas às vezes mentimos para não magoar.



    bjsmeus

    ResponderEliminar
  14. Tatiana, não duvides, a mentira tem perna curta, o próprio mentiroso acaba por se denunciar, a maior parte das vezes.
    beijo
    oa.s

    ResponderEliminar
  15. Julio, não há pessoas perfeitas, ninguém pode dizer que nunca ocultou alguma coisa, mas o principio deve ser o de não mentir.
    Obrigada pela tua presença.
    Abrazos
    oa.s

    ResponderEliminar
  16. Fernand's, também acontece... acharmos que se ocultarmos ou mentirmos podemos proteger a pessoa do sofrimento (falo de amizade ou de amor), mas não nos podemos esquecer que mais tarde ou mais cedo essa confiança poderá ser desfeita. Mas o que mais me choca, é a mentira premeditada, intencional, a pura e fria, sem escrúpulos, são as pessoas que fazem da mentira a sua verdade para conseguirem o que querem na vida.

    ResponderEliminar
  17. E o pior da mentira, é que uma vem logo após a outra tornando-se numa bola de neve. Bela escolha querida, estive ausente por conta de trabalho e viagens, mas agora pretendo retomar minha rotina normal, desculpe portanto, a minha ausência nesse espaço que me é caro e especial...

    ResponderEliminar
  18. Sonia, minha amiga, é uma espiral descendente, leva todos os que apanha e o próprio. São vidas construídas sobre mentiras, umas a seguir às outras.
    Espero que o trabalho acalme um pouco e a deixe voltar à rotina normal :) muito bom tê-la aqui...
    abraço apertado
    oa.s

    ResponderEliminar
  19. A mentira cresce mais que a verdade. E muitas vezes é facilmnte aceita. De tanto ser repetida, acaba se transformando em verdade para quem a criou. Infelizmente.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Marilene, também acho que quem mente cria um mundo que é só dele e acaba por cair nas próprias teias.
    beijinho, fica bem
    oa.s

    ResponderEliminar
  21. Eu também não entendi nunca à gente que mente, são vontades de se complicar a vida, porque, como dizes, uma mentira sempre leva a outra.
    Outra maneira de mentir isto é a verdade a médias, acho que é pior, porque esta forma sim faz-se com ânimo de enganar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Paco, assustam-me as pessoas que mentem com o único intuito de ludibriar. Quando usamos de boa fé e depois percebemos que nos enganam é duro. O caminho começa pelas próprias pessoas tentarem ser verdadeiras consigo próprias.
    Um abraço
    oa.s

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

pensamentos...